inFoco

Podemos ver a beleza em tudo, mas não porque tudo seja belo, mas porque nosso olhar é especial! 

R$1250,00

Requisito: nenhum.

Datas 2019:

- (CM01) Março a maio, quintas a noite 8 semanas. Datas:
21/mar 28/mar 04/abr 11/abr 18/abr 25/abr 02/mai 09/mai

- (CM02) Abril: sábados e domingos de manhã, 2 finais de semana (4h cada encontro) 6 e 7/4 - 13 e 14/4

Como funciona: apresentaremos diversas técnicas e exercícios que podem te ajudar a "estar mais presente" e melhorar a sua qualidade de vida. O curso tem 16h, podem ser 8 encontros em 8 semanas, ou 4 encontros nos finais de semana.

 

Intensivo

Encontradas em diversas tradições culturais, religiosas e filosóficas, as técnicas e práticas de “Mindfulness” (“Meditação Mindfulness”), e também outras práticas ditas contemplativas ou meditativas, têm sido cada vez mais integradas na prática clínica contemporânea, principalmente na psicologia e medicina.

“Mindfulness” (que tem sido traduzido como “Atenção Plena” em português) é um termo que pode designar um estado mental, um conjunto de técnicas ou exercícios mentais (“Meditação Mindfulness”), programas estruturados de treinamento baseados em “Mindfulness”, ou ainda um conceito psicológico.

O estado mental de “Mindfulness” pode ser induzido ao focarmos nossa atenção intencionalmente na experiência direta do momento presente, numa atitude aberta e não-julgadora. Segundo Jon Kabat-Zinn, um dos responsáveis pela “ocidentalização” das práticas de mindfulness com foco na saúde, “Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”.
Esse estado mental pode ser treinado por meio de técnicas ou exercícios meditativos e psicoeducativos, os quais são parte fundamental das Intervenções Baseadas em “Mindfulness”. Essas Intervenções são programas ou cursos estruturados que comportam atividades presenciais (junto a um instrutor) e à distância, combinando técnicas simples e de fácil aplicação em nosso dia-a-dia.

Nesses programas, para se “experimentar” e vivenciar o momento presente são utilizadas algumas “âncoras” para a observação consciente, como a própria respiração, ou as sensações e movimentos corporais, por exemplo.

A eficácia e a efetividade das Intervenções Baseadas em “Mindfulness” para a promoção da saúde têm sido estudadas em uma variedade de populações, incluindo pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, dor crônica, cardiopatias, e outros transtornos relacionados ao “estresse”.

Calendário:

Yuri Bittar

Sobre o Professor:

Yuri Bittar é fotógrafo desde 1998, designer (Mack) historiador (USP) mestre em Ensino em Ciências da Saúde (UNIFESP). É instrutor de Mindfulness certificado pelo Mente Aberta Brasil, e professor de Fotografia Contemplativa há 6 anos, tema sobre o qual desenvolve doutorado. Através da história oral, da fotografia, da literatura e outros recursos, tem buscado criar projetos mais próximos ao humano e que contribuam para a melhora da qualidade de vida.

"Acredito que a fotografia pode e deve estar presente no dia-a-dia, como trabalho, como expressão artística e como registro, e ainda como oportunidade para o relacionamento humano, para conhecimento e auto-conhecimento."

Mais sobre Yuri: www.yuribittar.com

 

Exemplos:

in red

 Miksang

 Vibrant Colors in my mind

  Dishes

  Fechado

  Miksang em JP

 Miksang na Pompéia, 02/02/2013

 

 São Paulo, junho de 2014

 

inFoco - Instituto de Fotografia Contemplativa
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Contato: yuribittar@gmail.com
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