Programa de 8 semanas de práticas de Meditação Mindfulness e Fotografia Contemplativa para a melhora de nossa qualidade de vida e promoção da saúde.

Meditação Mindfulness e Fotografia

 

Este programa é baseado em MBSR (sigla em inglês para: Mindfulness-Based Stress Reduction), mas com ênfase no olhar (Fotografia Contemplativa), com o instrutor Yuri Bittar, certificado pelo Mente Aberta-UNIFESP.

O QUE É FOTOGRAFIA CONTEMPLATIVA?

A Fotografia Contemplativa, pode ser resumida como "meditar fotografando", e como um estado mental aberto, curioso, sem julgamento, concentrado em apenas ver. Antes de uma técnica de fotografia é uma forma de ver o mundo e de viver. É a experiência visual direta, não conceitual, ou seja, a pura percepção. É uma prática ligada à meditação que, buscando ver a realidade sem pré-conceitos, fórmulas, definições, ansiedades, objetivos, apenas ver, visa trazer nossa visão para o presente, para o dia-a-dia, para o real, abrindo nossos olhos e permitindo ver o “novo” no cotidiano, ver beleza e criar arte. A proposta é trazer a arte para a vida cotidiana, e a vida cotidiana para a arte, entendendo que as boas imagens não estão no raro e no inusitado, ou no diferente, mas em tudo. A sua base é o Mindfulness. (mais sobre Fotografia Contemplativa: http://www.fotografiacontemplativa.com.br/index.php/sobre-a-fotografia-contemplativa )

O QUE É MINDFULNESS?

Encontradas em diversas tradições culturais, religiosas e filosóficas, as técnicas e práticas de “Mindfulness” (“Meditação Mindfulness”), e também outras práticas ditas contemplativas ou meditativas, têm sido cada vez mais integradas na prática clínica contemporânea, principalmente na psicologia e medicina. 

“Mindfulness” (que tem sido traduzido como “Atenção Plena” em português) é um termo que pode designar um estado mental, um conjunto de técnicas ou exercícios mentais (“Meditação Mindfulness”), programas estruturados de treinamento baseados em “Mindfulness”, ou ainda um conceito psicológico. 

O estado mental de “Mindfulness” pode ser induzido ao focarmos nossa atenção intencionalmente na experiência direta do momento presente, numa atitude aberta e não-julgadora. Segundo Jon Kabat-Zinn, um dos responsáveis pela “ocidentalização” das práticas de mindfulness com foco na saúde, “Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”.

Esse estado mental pode ser treinado por meio de técnicas ou exercícios meditativos e psicoeducativos, os quais são parte fundamental das Intervenções Baseadas em “Mindfulness”. Essas Intervenções são programas ou cursos estruturados que comportam atividades presenciais (junto a um instrutor) e à distância, combinando técnicas simples e de fácil aplicação em nosso dia-a-dia. 

Nesses programas, para se “experimentar” e vivenciar o momento presente são utilizadas algumas “âncoras” para a observação consciente, como a própria respiração, ou as sensações e movimentos corporais, por exemplo. 

A eficácia e a efetividade das Intervenções Baseadas em “Mindfulness” para a promoção da saúde têm sido estudadas em uma variedade de populações, incluindo pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, dor crônica, cardiopatias, e outros transtornos relacionados ao “estresse”;

(Fonte e mais detalhes sobre Minsfulness: http://www.mindfulnessbrasil.com/mindfulness/o-que-e-mindfulness/ )

Dúvidas: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.