Em 12/8 Yuri Bittar vai falar sobre fotografia contemplativa, fotografia de rua e meditação, durante o Fotroca, um evento super legal de troca de fotografias autorais. 

Sábado às 15:00 - 19:00
Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2500, 05409-012 São Paulo
(ao lado do metrô Sumaré - linha verde)

O Bom Olho" - Fotografia, Rua e Meditação

A rua é um dos espaços clássicos da fotografia. Grandes fotógrafos como Henri Cartier-Bresson desenvolveram maneiras de buscar, no cotidiano e comum, grandes imagens. Ao sair para a rua com intenção de fotografar podemos usar nossos olhos basicamente de duas formas: a CONCEITUAL é a que estamos acostumados, buscando o tipo de imagem que sabemos ser bom, usando nossas referências, espécies de filtros que nos ajudam a encontrar as fotos certas. A outra forma de ver é usando a PERCEPÇÃO, que significa ver as coisas com menos julgamento e mais curiosidade, sem procurar algo específico, se ligando ao momento e vendo o que tiver para ver, sem saber que tipo de imagens vamos encontrar.

É sobre esse segundo modo de ver que vamos falar nessa palestra, algo que podemos chamar de “O Bom Olho”, ou miksang, ou fotografia contemplativa, que na verdade não é nada novo, mas sim um resgate, e sabemos que fazemos isso às vezes, mas que feito com consciência pode ter efeitos mais intensos não só na qualidade do nosso olhar, mas na qualidade de nossa vida.

Yuri Bittar é designer, fotógrafo e historiador, mestre em Ensino em Ciências da Saúde. É instrutor de Mindfulness certificado e professor de Fotografia Contemplativa há 6 anos, tema sobre o qual desenvolve doutorado. Através da história oral, da fotografia, da literatura e outros recursos, tem buscado criar projetos mais próximos ao humano e que contribuam para a melhora da qualidade de vida.
Contato: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Site: http://www.yuribittar.com/

Para quem ainda não participou, o Fotroca tem como principal objetivo o compartilhamento de fotos, a promoção do encontro de fotógrafos e a troca de conhecimentos.

Uma ótima oportunidade de conhecer pessoas que partilham da mesma paixão: a fotografia!

Mais sobre o FOTROCA: https://www.facebook.com/fotroca/ 

Todos serão muito bem-vindos. Basta aparecer levando uma foto, de sua autoria, impressa no formato 20x30.

As inscrições do Fotroca terá inicio as 15h00, a Palestra terá inicio as 17h00 e após a mesma teremos o sorteio das fotos participantes!

IMPORTANTE
A lotação do espaço para a Palestra é de 50 pessoas, ao chegar ao Fotroca o participante receberá uma uma senha e será respeitado a ordem de chegada, portanto, amigos, cheguem cedo e garantam a participação na Palestra!

Venham todos!