inFoco

Laboratório do Olhar: A fotografia contemplativa como experiência em humanização em saúde

Projeto de doutorado
Por Yuri Bittar

Orientadora: Profa. Dra. Mariana Cabral Schveitzer
Coorientador Prof. Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo
Colaboração: Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian (CeHFi-UNIFESP)

Resumo:
O objetivo deste projeto é pensar e experimentar o potencial humanizador da fotografia e das práticas contemplativas no ensino em saúde, na forma de um curso/disciplina optativa, intitulado Laboratório do Olhar. Como humanizador aqui entende-se a melhora de qualidade de vida e a “ampliação da esfera do ser”, uma busca por sentir, pensar e agir mais humanos, através das humanidades e experiências estético-reflexivas. A partir da experiência de nossa pesquisa anterior sobre o poder humanizador das humanidades, em especial da literatura, do projeto Humanidades, Humanização e Narrativas (CeHFi), que indica que essa força vem na verdade da narrativa, e da experiência do Centro Mente Aberta com Mindfulness, questionamos como, e se, a fotografia como narrativa e como atividade contemplativa (Mindfulness), poderia ter o mesmo efeito. Pesquisas teóricas e práticas já nos mostraram fortes indícios de que tanto a narrativa como as práticas contemplativas tem forte impacto humanizador, e pretendemos com esta atividade explorar e mostrar como a junção de fotografia, narrativa e Mindfulness em uma atividade prática, funcionará ou não como uma prática humanizadora.

Disciplina no site do CeHFi

Status: pesuisa em andamento

Fotografia Contemplativa e Mindfulness

Desde 2011 me deparei com um novo tipo de fotografia, a Fotografia Contemplativa, que, mais que uma técnica fotográfica, é uma prática ligada à meditação, que tem no fazer, e não no resultado, o seu objetivo. Essa prática surgiu para mim de forma sútil, com um comentário em uma foto minha em uma rede social, o tema me interessou, busquei ler mais, mas havia pouco em portugês. Logo ganhei um livro sobre essa prática, depois surgiu a oportunidade de fazer uma oficina com o mestre em meditação e budismo Andy Karr, ofereci oficinas também, e em pouco tempo essa nova ideia se tornou parte da minha vida como algo impactante e extremamente desestresante.

A Fotografia Contemplativa é uma prática que usa a percepção, a experiência imediata pura (KARR e WOOD, 2011). Como outras práticas contemplativas, tem como objetivo manter a mente do praticante no momento presente, e para isso se faz uso de nossa inteligência visual. Essa prática demosntrou para mim, de forma empírica, um efeito desestresante marcante.

Porém ao conhecer o Grupo de Pesquisa em Mindfulness na UNIFESP (http://mindfulnessbrasil.com), percebi o potencial humanizador da prática da Fotografia Contemplativa na área da saúde. A partir dessa percepção sentimos a necessidade de incluir essa nova face em nosso projeto.



inFoco - Instituto de Fotografia Contemplativa
São Paulo SP, Brasil
Copywrite 2017-2022
Contato: yuribittar@gmail.com
logo infoco